Topo

Reinaldo Azevedo

Marcha dos boçais 1: Até general Mourão, que moderado não é, critica a boçalidade dos fiéis do bolsonarismo. Ele deve saber do que fala...

Reinaldo Azevedo

26/07/2018 16h15

Mourão: quando o extremista da reserva decide ser moderado, isso significa que as coisas podem ter fugido de qualquer parâmetro razoável…

Não se pode, como direi?, acusar o general Hamilton Mourão, agora na reserva, de ser um exemplo de moderação. Também não se nota em seu discurso laivo nenhum de esquerdismo, não é mesmo? Ainda na ativa, flertou abertamente com a intervenção militar e tentou ser a voz da caserna num recado destrambelhado ao STF: "Não soltem Lula, ou entraremos em marcha". Não entrariam. Mas os episódios de insubordinação consentida serviram para revelar vocações. Num desdobramento que parece natural, tornou-se "consultor", seja lá o que isso signifique na prática, da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência.

Um breve comentário a respeito: consultor exatamente de quê? De táticas militares? Vamos lutar uma guerra, seja contra os comunistas da Vila Madalena e do Leblon, seja contra extraterrestres de olho em nosso nióbio e nosso grafeno? De todo modo, consultor ele é. Também foi cogitado para vice. A coisa não prosperou. Aqui e ali, considerou-se que um Mourão como segundo de Bolsonaro talvez conferisse à chapa um teor de reacionarismo por demais elevado até nestes tempos um tanto obscuros e obscurantistas.

Eis, então, que acontece aquilo que se chamava, no gênero dramático, o "maravilhoso": uma manifestação admirável e surpreendente que desconcerta a narrativa. É o general que flertou com as tropas na rua a dizer sobre o eleitorado de Bolsonaro, em entrevista ao Estadão:
"Existe um certo radicalismo nas ideias, um radicalismo até meio boçal. Tem boçal dos dois lados. Os extremos se atraem. Quando a Janaina (Paschoal) falou que o pessoal não pode ser o PT ao contrário, ela tem razão. A gente não pode dividir o País. Isso foi o que o PT fez. O PT é a vanguarda do atraso. A gente tem de trazer todos os brasileiros e aceitar as ideias de uns e de outros e não ficar se matando."

Certo! Mourão cumpre um de seus papeis, que é atacar as esquerdas, mas note que ele vê nas suas próprias hostes, com sinal invertido, o que enxerga no inimigo.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.