Topo

Reinaldo Azevedo

Marcha dos boçais 2: O Houaiss traz alguns sinônimos para a palavra: ignorante, estúpido, tosco, besta, tapado, desprovido de inteligência

Reinaldo Azevedo

26/07/2018 16h11

O Houaiss dá alguns sinônimos para boçal: "sem cultura, ignorante, rude, tosco, desprovido de inteligência, sensibilidade, sentimentos humanos, besta, estúpido, tapado". A etimologia da palavra é controversa, mas deve derivar do espanhol "bozal", referindo-se a "bozo", que pode significar "buço", "focinho" ou "cabresto". A palavra "bozal" quer dizer "focinheira".

Sim, no Brasil colonial, chamava-se de "boçal" o escravo que chegava da África ainda sem saber o português. Esse sentido de perdeu no tempo. E, por óbvio, só se escraviza alguém quando se a despoja de algumas ou de todas as características humanas, certo? O general certamente não estava praticando preconceito racial do tempo do Brasil colonial. Ele se referia mesmo aos "ignorantes, rudes e toscos" que estão sendo mobilizados pelo bolsonarismo. A violência a que recorre a tropa nas redes sociais é de tal sorte que há mesmo quem mereça um "bozal" em espanhol: uma focinheira.

Notem que o general se alinha com a fala de Janaina Paschoal na convenção do PSL. Ela atacou o discurso único, a obrigação de concordar com o líder, a ausência de espaço para o contraditório. Pois é… A professora só não foi chamada de "santa" nos bolsões do bolsonarismo ou, não resisto, do "boçalnarismo". E agora? Os valentões vão atacar também o general Mourão? Também ele será considerado um "criptocomunista" infiltrado no seio da decência?
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.