Topo

Reinaldo Azevedo

Esta segunda traz o quadro eleitoral definido: serão 13 os candidatos à Presidência; nessa multidão, boa parte ficará em lugar nenhum

Reinaldo Azevedo

06/08/2018 08h45

Esta segunda raia com o quadro eleitoral, no que concerne aos concorrentes, já definido. Vão disputar a Presidência da República 13 candidatos — os respectivos vices aparecem ao lado do nomes, que estão em ordem alfabética:
– Álvaro Dias, do Podemos (Paulo Rabelo de Castro)
– Cabo Daciolo, do Patriotas (Suelene Balduíno Nascimento)
– Ciro Gomes, do PDT (Kátia Abreu);
– Geraldo Alckmin, do PSDB (Ana Amélia):
– Guilherme Boulos, do PSOL (Sonia Guajajara)
– Henrique Meirelles, do PMDB (Germano Rigotto);
– Jair Bolsonaro, do PSL (Hamilton Mourão);
– João Amoedo, do Novo (Christian Lohbauer);
– João Goulart Filho, do PPL (Léo Alves);
– José Maria Eymael, do PDC (Helvio Costa)
– Luiz Inácio Lula da Silva, do PT (Fernando Haddad);
– Marina Silva, da Rede (Eduardo Jorge)
– Vera Lúcia, do PSTU (Hertz Dias)

Para quem gosta de número: há 11 homens na titularidade das chapas e duas mulheres. Elas aparecem em maior número como vice: Ana Amélia, do PP, na chapa de Alckmin; Kátia Abreu, do PDT, na de Ciro; Sonia Guajajara (PSOL), na de Guilherme Boulos, e Suelene Balduíno (Patriotas), na de Cabo Daciolo.

Exceção feita a Lula (que será substituído por Haddad), Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Álvaro Dias, os demais candidatos ou obtêm 1% ou nem mesmo pontuam nas pesquisas. Em alguns casos, pode-se apostar que o horário eleitoral os fará crescer; outros continuarão no nanismo em que iniciaram a corrida porque não disporão de tempo e estrutura para fazer campanha.

Querem um exemplo? Henrique Meirelles do PMDB, marca hoje 1% quando aparece nas pesquisas. Dispõe de um tempo razoável na televisão: 1min54s. É o terceiro maior, perdendo apenas para o tucano Geraldo Alckmin, com 5min30s e o PT, com 2min05s — agora que fechou o acordo com o PCdoB, deve somar os 18s de Manuela D'Ávila.  O peemedebista terá ainda direito a 3 inserções por dia, que são aquelas chamadinhas curtas ao longo da programação. Para comparar: Alckmin deve contar com 12.

Os demais candidatos nanicos, que estão com 1% ou nem pontuam, mal terão tempo de se apresentar ao eleitor. Se as redes sociais puderem fazer algo por eles, bem; se não puderem, ficarão no mesmo lugar. Boulos (PSOL) terá 13s e uma inserção a cada 2 dias; José Maria Eymael (PDC), 8s e uma inserção a cada 3; Amoedo (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Goulart Filho (PPL), 5s, com uma inserção a cada cinco dias.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.