Topo

Reinaldo Azevedo

Se não houver aplicação de exceção da lei, Lula estará no horário eleitoral. Portugueses, índios e africanos, acreditem, nada têm a ver com isso!

Reinaldo Azevedo

16/08/2018 07h40

Manifestantes bloqueiam um dos eixos da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em favor do registro da candidatura de  Lula  (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

A gente sempre pode buscar uma resposta simples e errada para um problema difícil, a exemplo do que faz o general Hamilton Mourão, vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e, ao olhar os marcos legais que tratam da eleição de 2018, concluir: "Ah, essa herança do cartorialismo português, da indolência indígena e da malandragem do africano realmente não deu certo. O vice do mito de si mesmo tem razão". Pois é… Ocorre que as esquisitices são mesmo uma criação nossa. Nada devem aos colonizadores, aos nativos da terra antes da colonização ou àqueles trazidos à força. Por que digo isso? A questão da hora é como impedir que o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que será declarado inelegível, tenha acesso ao horário eleitoral no rádio e na TV e ao Fundo de Campanha. As duas coisas são financiadas com dinheiro público. O ente que garante os recursos é, para todos os efeitos, o Estado brasileiro, que vem a ser o mesmo que trancafiou Lula e o tornou inelegível. Não tente explicar a coisa a um estrangeiro eventualmente acostumado a alguma racionalidade. Vamos ver.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.