Topo

Reinaldo Azevedo

UFSC e OAB-SC manifestam apoio a reitor e chefe de gabinete denunciados por injúria contra delegada da PF

Reinaldo Azevedo

27/08/2018 22h16

Após denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, e o chefe de gabinete da instituição, Áureo Mafra de Moraes, por injúria contra a delegada da Polícia Federal Érika Marena, a instituição de ensino e a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB-SC) manifestaram nesta segunda-feira (27) apoio aos acusados. A Justiça Federal ainda não decidiu se abre processo do caso.

A delegada foi a responsável pela Operação Ouvidos Moucos, deflagrada em setembro de 2017, que investigou suspeita de desvio de dinheiro de programas de ensino a distância da UFSC. Na época, o então reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo foi preso pela PF. Ele cometeu suicídio no dia 2 de outubro.

A investigação contra Balthazar e Moraes teve início por causa da exibição de uma faixa, feita por manifestantes, durante uma cerimônia realizada na UFSC em dezembro de 2017, que dizia: "Agentes públicos que praticaram abuso de poder contra a UFSC e que levou ao suicídio do reitor. Pela apuração e punição dos envolvidos e reparação dos malfeitos!".

Uma comitiva liderada pela OAB catarinense e representantes do curso de Direito da UFSC fizeram uma "visita de solidariedade" aos dois denunciados. O presidente da OAB-SC, Paulo Brincas, também entregou uma nota de apoio aos dois. (…)

No G1.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.