Topo

Reinaldo Azevedo

TSE pratica censura ilegal ao vetar peça do PT que promete 'Brasil de Lula de volta'. E volta do 'Brasil de militares' ou 'do Sr. Jesus'? Pode?

Reinaldo Azevedo

04/09/2018 16h41

TSE vai proibir também o Cabo Daciolo de prometer a volta do "Reino do Senhor Jesus"?

Devagar com o andor!

Leio no Globo:
"O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos concedeu liminar, nesta terça-feira, proibindo a veiculação de uma inserção da propaganda eleitoral da chapa presidencial do PT na televisão. Nela, o vice da coligação, Fernando Haddad, diz: 'Vamos trazer o Brasil de Lula de volta'"

Se algum candidato disser que vai trazer "O Brasil de Juscelino de volta" ou "O Brasil do Regime Militar de volta", será também multado?

Uma coisa é apresentar Lula como candidato no rádio e na TV, e isso, com efeito, contraria decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda que que ela contrarie de modo escancarado o Artigo 16-A da Lei 9.504. Mas estamos aprendendo, no Brasil, que lei não serve para nada. Sim, o PT tem enorme responsabilidade no destrambelhamento legal em curso. Afinal, não fossem os "companheiros", um tipo como Roberto Barroso, que chegou ao tribunal como herói das esquerdas, hoje não seria a Emilinha Borba de certo tipo de direita que, de liberalismo, não conhece nem a capa de um livro. O posto de "Marlene" é disputado por Edson Fachin e Luiz Fux.

Mas voltemos ao ponto. Se Lula for apresentado como candidato do PT, o fato agride a posição majoritária do tribunal, sim. E o ato tem de ser coibido. A palavra final será do Supremo, mas já dá para presumir o que virá.

Afirmar que se vai trazer "o Brasil de Lula de volta" é, por óbvio, uma referência àqueles que o partido considera os anos dourados do país.

A propósito: algum ministro do TSE pensará em punir Cabo Daciolo se ele prometer trazer de vota "O Reino do Senhor Jesus, o Deus vivo"?

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.