Topo

Reinaldo Azevedo

Temer grava dois vídeos em que acusa Alckmin de dizer falsidades no horário eleitoral e lembra que ex-ministros do seu governo apoiam tucano

Reinaldo Azevedo

06/09/2018 06h05

https://www.youtube.com/watch?v=LXxcj_uRkIQ&feature=youtu.be

O presidente Michel Temer rompeu a linha de sua proverbial frieza e contenção e gravou um vídeo em que se refere a Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência, em termos de uma dureza inédita. Explica-se: a campanha eleitoral do tucano escolheu o governo como um dos alvos de sua crítica. Dispondo de um verdadeiro latifúndio no horário eleitoral quando comparado a outros candidatos, há tempo para comprar brigas múltiplas: com Bolsonaro, com o PT e com… Temer.

O presidente não economizou:
"Geraldo Alckmin, candidato a presidente da República, me dirijo a você. A você pelas falsidades que você tem colocado no seu programa eleitoral e eu não posso silenciar em homenagem ao povo brasileiro".

O vídeo foi publicado em sua página no Twitter e viralizou com impressionante rapidez. Tanto os petistas como os bolsonaristas passaram a retuitar freneticamente a mensagem. No caso dos companheiros, é questão de horas: o presidente também vai mandar o seu recado a Fernando Haddad, que assume no dia 11 a condição de candidato do PT à Presidência.

O entusiasmo com o vídeo se explica de vários modos. É raro que um político se dirija a outro com tanta clareza e dureza, mas, como é do estilo de Temer, sem ofensas pessoais. Conta também o fato de que presidente trata como um dado da realidade, mas sem viés negativo, aquilo que os adversários de Alckmin consideram ser a sua fragilidade: as alianças partidárias.

O presidente foi direto:
"[Alckmin], você diz que a educação é um desastre. Pois você sabe quem foi meu ministro da Educação? É Mendonça Filho, que e do DEM, um partido que apoia a sua candidatura. E o Mendonça fez um belíssimo trabalho. Primeiro ponto. Segundo ponto: você fala mal da Saúde, como se a Saúde fosse um desastre. A Saúde melhorou muito no nosso governo e está com o PP, um partido que apoia a sua candidatura, teve três ministérios, continua com três ministérios, e ele, Ricardo Barros, que foi ministro, também fez um extraordinário trabalho. Você critica. Critica indevidamente. Você critica a área de indústria e comércio. Você sabe quem foi o ministro? Foi o Marcos Pereira, que é candidato a deputado federal, do PRB, que apoia a sua candidatura. Estava no meu governo, continua no meu governo e agora é base de apoio da sua candidatura. Se você fala em desemprego, você sabe quem conduziu o Ministério do Trabalho e outros órgãos conexos, ô Geraldo, foi exata e precisamente o PTB, que apoia a sua candidatura; está na base do meu governo. E se você vier a ganhar a eleição, essa base será a sua base governamental. E eu me lembro, Geraldo, quando você era candidato a governador, candidato a presidente, nas vezes em que te apoiei precisamente para esses cargos, eu acho que você era diferente. Não atenda ao que dizem seus marqueteiros. Atenda apenas à verdade, e a verdade é que fizemos muito por essas áreas conduzidas por aqueles que hoje apoiam sua candidatura".

Bem dizer o quê? Não há uma só inverdade factual no que vai acima. Vocês conhecem o meu pensamento: dados o que herdou e o que entregará ao sucessor; dadas as circunstâncias em que governou, com duas tentativas de golpe lideradas pelo Ministério Público Federal, acho que a gestão de Temer é virtuosa. Chegamos à beira do abismo e estamos distantes dele. Não quer dizer que ele não nos espreite.

Sempre considerei um erro, e deixei isso claro aqui muitas vezes, a hostilidade a Temer.

Vamos ver qual vai ser a reação de Alckmin. A repercussão é gigantesca. Se a fala do presidente anima o discurso dos adversários do tucano à medida que evidencia a proximidade do governo com a candidatura do PSDB, deve-se notar, por outro lado, que se trata da evidência de que o tucano não é o preferido de um governo com uma impopularidade absolutamente desproporcional a seus feitos.

A temperatura da campanha aumentou. E o calor vem de onde menos se esperava.

Atualização:

Por volta das 9h desta quinta-feira, o presidente voltou ao Twitter com novo vídeo, listando outros colaboradores tucanos e aliados de Alckmin que participaram de seu governo: "Peço novamente que honre com a verdade". Assista:

https://youtu.be/9jB1QQuLyK0

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.