Topo

Reinaldo Azevedo

Conclusão de comissão que culpa advogada negra pela agressão que sofreu remete aos horrores do Riocentro e da morte de Herzog

Reinaldo Azevedo

25/09/2018 16h51

A conclusão da "comissão" que considerou a advogada Valéria Lúcia dos Santos, negra, a culpada por ter sido algemada, no chão — ver abaixo —, remete, deixem-me ver, à que investigou o atentado terrorista no Riocentro, em 30 de abril de 1981, e concluiu que a culpa era das… esquerdas. Só para lembrar: o sargento Guilherme Pereira do Rosário e o capitão Wilson Dias Machado levaram duas bombas ao local, onde se reuniam milhares de pessoas num show em homenagem ao 1º de Maio, convocado por lideranças de esquerda e artistas. Uma das bombas foi detonada num pátio, sem ferir ninguém. A outra explodiu por acidente no carro em que estava a dupla, matando o sargento e ferindo gravemente o capitão Machado.

Há outro episódio trágico para a vida nacional que também lembra a concussão da tal comissão no Rio: a conclusão sobre o assassinato, nas dependências do DOI-CODI, do jornalista Vladimir Herzog, no dia 25 de outubro de 1975. Segundo laudo da Polícia Técnica, então, ele havia se enforcado.

Como a gente vê, o Brasil mudou muito de 1975 ou 1981 a esta data.

Mas precisa mudar mais.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.