Topo

Reinaldo Azevedo

Operação Lava Jato abre sua 54a. fase, agora em Portugal

Reinaldo Azevedo

25/09/2018 16h08

A Operação Lava Jato abriu nesta terça-feira, 25, sua fase 54 em Portugal, a segunda etapa realizada no exterior. Autoridades de Portugal, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em endereços de Lisboa, ligados a Mário Ildeu de Miranda, apontado como operador financeiro.

Mário Ildeu de Miranda já havia sido alvo da 51ª fase da Lava Jato, deflagrada em 8 de maio. Na ocasião, as investigações apontaram pagamento de propina superior a US$ 56,5 milhões entre 2010 e 2012, relacionados à obtenção fraudulenta de contrato de mais de US$ 850 milhões firmado em 2010 entre a Petrobrás e a Construtora Norberto Odebrecht.

 A Lava Jato internacional mobiliza policiais da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária de Portugal, Procuradores da República de Portugal e Juízo de Instrução de Portugal, para a execução dos mandados em domicílios e em empresas.

Todo o material arrecadado será objeto de compartilhamento para instrução de procedimentos criminais em curso no Brasil, especificamente em desdobramentos da Lava Jato em curso na Justiça Federal do Paraná. (…)

Por Julia Affonso, Fausto Macedo, Ricardo Brandt e Luiz Vassallo, no Estadão.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.