Topo

Reinaldo Azevedo

O OVO DA SERPENTE: Sala de aula dedicada à criatividade da Faap é alvo de vândalos, com mensagens homofóbicas, pró-Bolsonaro

Reinaldo Azevedo

26/09/2018 03h49

Sala de aula da Faap foi rabiscada com mensagens de apoio a Bolsonaro e à ditadura (Foto: Gabriela Von Ammon Eifler)

Por Mônica Bergamo, na Folha:
Uma sala de aula da Faculdade de Comunicação da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo, teve as suas paredes rabiscadas com mensagens homofóbicas e de apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), ao coronel Carlos Brilhante Ustra e à ditadura.

O espaço, que segundo alunos é dedicado a aulas de criatividade que integram o currículo de alguns cursos, abrigava cartazes e desenhos produzidos por estudantes. Entre eles havia mensagens como "nunca se cale diante da opressão", "este espaço foi higienizado contra a censura" e "fora Temer!".

Segundo a aluna do curso de animação Gabriela von Ammon Eifler, ao chegarem à sala por volta das 11h desta terça (25) os estudantes encontraram os materiais depredados e sobrepostos com mensagens como "Ustra herói brasileiro", "higienização já!" e "esquerda fede!". Uma bandeira com as cores do arco-íris, associada a movimentos LGBT, foi rabiscada com a frase "tapa na cara das puta, falta de surra!".

Menções a Bolsonaro, como "17 Neles" –referência ao número de urna do presidenciável–, "Bolso"  e "#EleSim" também foram escritas.   ​

"Era uma sala com bastante material sobre diversidade", explica a graduanda em Cinema Taline Mendonça Caetano, que estava entre os alunos da aula desta terça.

A Faap afirma que repudia "qualquer tipo de desrespeito, violência e discriminação".
(…)

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.