Topo

Reinaldo Azevedo

DALLAGNOL 1: Procurador-estrela da Lava Jato concede entrevista e já tenta organizar o discurso para governo Haddad ou Bolsonaro

Reinaldo Azevedo

04/10/2018 07h34

Deltan, a estrela do PowerPoint, agora reivindica apenas rigor técnico,,, é mesmo?

Deltan Dallagnol, o procurador-estrela e coordenador da Lava Jato, anda mais assanhado do que lambari na sanga, como dizem os gaúchos. Encoste um gravador no rapaz, e ele desanda a falar. Desta feita, concede uma longa entrevista à Folha. Longa e curiosa, diga-se.

Está claro que Jair Bolsonaro (PSL) é o candidato da Lava Jato, ainda que essa possa ser uma consequência não buscada. Ocorre que valentes como Dallagnol forneceram as causas. O resto foi fácil. O candidato se encaixa no perfil, o que, vocês verão, o procurador admite, ainda que por linhas oblíquas. Mas Bolsonaro também é quem é. O público fanaticamente lava-jatista também é, com raras exceções, fanaticamente bolsonarista. Entre um procurador obrigado a certos decoros e um líder que ascendeu com a fama de que dá um murro na mesa e resolve, adivinhem com quem ficarão os valentes…

A entrevista do procurador chega a ser engraçada porque ele já está se preparando para os dois cenários. Se Bolsonaro ganhar, ele quer desvincular o MPF dos eventuais métodos do mandatário. Se o vitorioso for Haddad — e nem nos piores pesadelos o lava-jatismo imaginou o PT no segundo turno —, o animador de auditório do PowerPoint deixa claro que não foi nada pessoal.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.