Topo

Reinaldo Azevedo

Eleição em SP: Ibope e Datafolha transitam no mesmo lugar, mas só segundo instituto ainda permite a França sonhar com o segundo turno

Reinaldo Azevedo

06/10/2018 20h30

João Doria, Paulo Skaf e Márcio França: Ibope e Datafolha com números parecidos, mas nem tanto

Datafolha e Ibope divulgaram a pesquisa eleitoral para o governo de São Paulo um dia antes do pleito. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Usando-se os limites da margem de erro dos respectivos institutos, pode-se dizer que chegaram ambos mais ou menos ao mesmo lugar. Mas o governador Márcio França (PSB) certamente torce para que o Datafolha esteja mais próximo do que vai acontecer amanha nas urnas. Por quê? Vejam:

No Datafolha, em votos válidos:
João Dória (PSDB), 33%
Paulo Skaf (PMDB), 26%
Márcio França (PSB), 20%

No Ibope, em válidos:
João Dória (PSDB), 32%
Paulo Skaf (PMDB), 30%
Mário França (PSB), 18%

Notaram? No Datafolha, a diferença entre Skaf e França pode ser de seis pontos, como o divulgado, de 10 pontos (Se Skaf tiver 28 %, e França, 18%) ou de apenas 2 pontos (se o peemedebista tiver 24%, e o peessebista, 22%).  Todas essas distâncias estariam dentro do intervalo de confiança, mas os extremos da margem de erro são menos prováveis. Assim, no caso do Datafolha, o melhor seria apostar nos seis pontos mesmo. E, nesse caso, França pode terá esperança de uma corrida de ultima hora para o seu nome.

No caso do Ibope, a esperança diminui bastante. O atual governador guarda uma diferença de 12 pontos em relação a Skaf. Na conta mais favorável ao candidato do PSB — pode ter 20% — e menos favorável ao peemedebista (28%), a diferença ainda seria de 8 pontos. Ai já fica mais difícil o candidato alimentar esperanças.

Se passar para o segundo turno, França é competitivo — mais no Datafolha do que no Ibope. Vejam:

Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Doria aparece numericamente atrás de Skaf nos dois instintos, mas dentro da margem de erro:

No Datafolha
Pulo Skaf 42% X 39% João Dória

Paulo Skaf 41% X 38% Marcio França
João Dória 41% X 41% Márcio França

No Ibope
Paulo Skaf 41% X 37% João Dória

Paulo Skaf 43% X 31% Mário França
João Doria 40% X 36% Marcio França

No segundo turno, como se nota, há uma diferença relevante entre os dois institutos ao apontar o desempenho de Márcio França.

Rejeição
Ate agora, o Datafolha não divulgou os índices de rejeição. No Ibope, dizem não votar de jeito em nenhum em Doria 31% dos entrevistados.; o petista Luiz Marinho vem com 23%, seguido por Paulo Skaf, com 17%.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.