Topo

Reinaldo Azevedo

Influenciadores burlam lei ao usar posts pagos para divulgar Bolsonaro no Facebook

Reinaldo Azevedo

19/10/2018 15h16

Contrariando a lei, pessoas físicas têm pago anúncios no Facebook para fazer propaganda ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e criticar Fernando Haddad (PT).

O impulsionamento de conteúdo nas redes sociais é proibido para terceiros. A lei eleitoral prevê que apenas candidatos, partidos políticos, coligações e seus representantes possam utilizar este recurso.

A regra prevê que posts pagos devem ser descritos como propaganda eleitoral e não podem conter críticas a outros candidatos —o que não tem sido seguido.
Há influenciadores digitais, ex-candidatos e pessoas comuns patrocinando a campanha de Bolsonaro. Apenas um usuário identificado como Ricardo Santi, influenciador digital por trás de vários sites, quebra todas as regras acima. Ele pagou 11 anúncios, por meio de diferentes páginas, para promover Bolsonaro e criticar Haddad.

Parte das postagens impulsionadas são da página "Eu amo meu nordeste". Bolsonaro tenta ganhar espaço nessa região, tradicional reduto petista.

Sem identificação de propaganda, as mensagens têm um tom coloquial. Uma delas mostra uma mulher e uma criança. A mulher diz o nome do candidato petista, ao que a criança bate na mão dela e diz: "Haddad não, minini, Bolsonaro!".

Há postagens mostrando o pedetista Cid Gomes criticando o PT e o candidato Bolsonaro anunciando 13º salário para as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família.

Santi também impulsiona conteúdo por meio de outra página, a "Operação Bolsonaro". Além disso, ele mantém os perfis "Reacionário de Topete" e "Time Bolsonaro". Juntas, as páginas somam cerca de 500 mil seguidores.

Por meio da biblioteca de anúncios criada pelo Facebook, a reportagem encontrou outros casos de anúncios eleitorais de simpatizantes do presidenciável do PSL que descumprem as regras eleitorais. (…)

Por Artur Rodrigues, na Folha.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.