Topo

Reinaldo Azevedo

Haddad telefona a FHC e diz que ataques de Bolsonaro colocam 'democracia em jogo'

Reinaldo Azevedo

22/10/2018 20h20

O candidato do PT ao Planalto, Fernando Haddad, telefonou na tarde desta segunda-feira (22) ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e debateu o que chama de escalada de ataques de seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL), a diversas instituições do país.

Haddad relatou à Folha que o tucano está muito preocupado com os rumos do Brasil e que, assim como ele, avalia que a democracia "está em jogo" na disputa presidencial deste ano. Ainda de acordo com o petista, nenhum pedido de apoio público foi firmado.

"Não era o objetivo do telefonema", declarou. "Disse a ele [FHC] que nosso solo comum, a democracia, está em jogo, e ele concordou. Ele está realmente preocupado", afirmou Haddad.

O candidato do PT havia dito pela manhã que telefonaria a FHC ainda nesta segunda, depois que o ex-presidente condenou as declarações de um dos filhos de Bolsonaro, Eduardo, que disse que "bastam um soldado e um cabo" para fechar o STF (Supremo Tribunal Federal). (…)

Desde o início do segundo turno, Haddad tenta atrair FHC para uma frente democrática contra a candidatura de Bolsonaro, mas não conseguiu o apoio explícito do tucano.

O ex-presidente, crítico ao capitão reformado, chegou a dizer que havia uma "porta" para o diálogo com o petista, mas em seguida declarou que ela estava "enferrujada" e os dois não chegaram a se falar pessoalmente. (…)

Por Marina Dias, na Folha.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.