Topo

Reinaldo Azevedo

No encontro em que fala em fechar o STF e em prender os ministros, Eduardo Bolsonaro deixa claro em quem se inspira: no juiz Sérgio Moro

Reinaldo Azevedo

22/10/2018 06h47

Sérgio Moro: segundo Eduardo Bolsonaro, como "juiz está com moral", faz o que quer . Eis a grande inspiração

No evento em que falou que bastava um soldado e um cabo para fechar o Supremo e em prender ministros, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) deixou claro quem é o seu herói e a sua inspiração. Reproduzo trecho:

"Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação a favor do ministro do STF? Milhões na rua? 'Solta a Gilmar, solta o Gilmar?' Com todo o respeito que eu tenho ao excelentíssimo ministro Gilmar Mendes, que deve gozar de imensa credibilidade junto aos senhores. Isso aí é o momento em que vai ter de medir… É igual soltar o Lula. O Moro peitou um desembargador que está acima dele. Por quê? Porque o Moro tá com moral pra cacete, cara! Você vai ter de ter um colhão filho da puta pra reverter uma decisão dele. Ele só joga lá, cara! Quero ver quem é que vai dar contrário."

Mendes, claro!, é o saco de pancadas do bolsonarismo, assim como já foi do petismo. É curioso como os projetos autoritários podem ter diferenças radicais, mas os alvos são os mesmos, não é?

Na fala desastrada e desastrosa de Eduardo Bolsonaro, uma coisa está absolutamente certa: com efeito, o juiz Sérgio Moro não dá muita bola para quem está acima dele. Como vocabulário muito peculiar, o deputado exalta o fato de que juiz desrespeita ordem de desembargador e não está nem aí para a torcida.

Ao apontar o evento em si, Eduardo se refere a uma "true news", como diria a deputada estadual bolsonarista Janaina Paschoal (SP).

Para o deputado, quem está com muita moral faz o que quer. E aí ninguém tem coragem de afrontar.

São palavras que resumem bem um período. E bom que os Poderes da República e a própria imprensa reflitam a respeito.

Neste domingo, o bolsonarismo plantou a informação que o "Mito" quer Moro guindado ao Supremo. Celso de Mello faz 75 anos em novembro de 2020 e deixa o tribunal; Marco Aurélio Mello, em julho de 2021. Se eleito, e tudo indica que será, o candidato do PSL vai indicar dois ministros.

Se for para a Corte, Moro terá acima de si apenas a Constituição. Em tese, claro!

Vamos ver com o Brasil estará até lá.
Leia mais aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.