Topo

Reinaldo Azevedo

Moro deve pedir exoneração e Lava Jato será tocada por juíza substituta

Reinaldo Azevedo

01/11/2018 15h50

Aos 46 anos e com 20 de exercício de magistrado federal, Sergio Moro deve pedir exoneração do cargo para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Jair Bolsonaro (PSL), como anunciado nesta quarta (1º).

É vedado a ele pela Constituição ocupar outro cargo que não seja o de magistrado. Moro tem que deixar o posto de juiz para ocupar a pasta no governo federal.

De início, quem ficará responsável pela 13ª Vara Federal de Curitiba, onde estão os processos criminais da Lava Jato, será a juíza substituta Gabriela Hardt, 42.

Ela já atuou em casos da operação, como ao determinar a prisão do ex-ministro José Dirceu em maio deste ano. Na época, Moro estava em Nova York, onde recebeu homenagem na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e foi fotografado ao lado de João Doria (PSDB), então prefeito de São Paulo e agora governador eleito.

Os processos da Lava Jato não serão distribuídos a outros juízes e ficarão com ela até que um novo juiz titular esteja na vara. Ela deve ser a responsável pelo interrogatório do ex-presidente Lula na ação do sítio de Atibaia, no próximo dia 14. (…)

Por Estelita Hass Carazzai e José Marques, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.