Topo

Reinaldo Azevedo

MOURÃO, CABEÇA DE PRESIDENTE 4: País tem de continuar a ter uma relação pragmática com os EUA, sem se descuidar de outros atores

Reinaldo Azevedo

23/11/2018 07h28

Com Mourão é diferente. Até porque a formação intelectual de um general difere bastante da de um capitão. O vice concede uma entrevista a Mônica Bérgamo na Folha desta sexta. E o pensamento estratégico da caserna — e, neste caso em particular, o bom pensamento — toma o lugar do que, lamento dizer, na fala de Bolsonaro se confunde com subserviência aos EUA. Indagado sobre o alinhamento automático do Brasil com aquele país, ele responde: "A posição brasileira tem sido sempre marcada por um certo pragmatismo. A gente tem que buscar nossos objetivos e os países que fortaleçam a conquista desses objetivos. A posição dos EUA é inquestionável. É a potência hegemônica (…). Mas não podemos descuidar dos outros grandes atores da arena internacional. Não podemos nos descuidar do relacionamento com a China." Como se nota, não é assim tão complicado.
Continua aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.