Topo

Reinaldo Azevedo

Caixa dois para Onyx teve objetivo de 'manter bom relacionamento', diz delator da JBS

Reinaldo Azevedo

28/11/2018 17h07

Por Rubens Valente, na Folha:

Um dos principais delatores da empresa de carnes JBS, o executivo Ricardo Saud, informou à PGR (Procuradoria-Geral da República) que o dinheiro de caixa dois para o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), escolhido ministro por Jair Bolsonaro (PSL), e para um grupo de outros 18 políticos nas eleições de 2012 teve a finalidade de "manutenção de bom relacionamento com políticos".

Outro delator da JBS, Demilton Antônio de Castro, disse que entregou dinheiro para esse grupo de políticos em espécie, em diferentes ocasiões, a pedido de Saud. Uma planilha registra que Onyx teria recebido R$ 100 mil em 2012.

Naquele ano, contudo, o deputado não concorreu a nenhum cargo eletivo, e por isso não declarou à Justiça Eleitoral ter recebido nenhum dinheiro de campanha eleitoral. Ele era o presidente do DEM no Rio Grande do Sul e apoiou vários candidatos. As afirmações dos delatores confirmam, como a Folha revelou no último dia 14, que Onyx também foi acusado por um suposto caixa dois em 2012, e não apenas na campanha de 2014. (…)

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.