Topo

Reinaldo Azevedo

BOLSONARO E EU 6: Todos os brasileiros querem o que o eleito diz ser vontade de índio. E por que ele deveria ler um trecho de... Marx!!!

Reinaldo Azevedo

05/12/2018 16h55

O presidente afirmou outra vez sobre os índios:
"O índio quer energia elétrica, quer médico, quer dentista, quer Internet, quer jogar um futebol. Ele quer aquilo que nós queremos. Agora veja a comparação com a Bolívia. Lá um índio é presidente. Aqui no Brasil, alguns querem que o índio continue dentro de uma reserva, como se fosse um animal em zoológico. E eu não quero isso. Eu quero tratar o índio como um ser humano, como um cidadão".

Eu já produzi, por óbvio, porque minha profissão também é escrever, mais textos com críticas à forma como as reservas se dão no Brasil do que Bolsonaro. Mas ele poderia ter feito discursos ao longo de 28 anos e ter se ocupado do tema. Nunca o fez. Está misturando alhos com bugalhos. Há, sim, comunidades que já estão integradas à nossa cultura e que podem e devem, com as devidos cuidados, avançar na sua inserção na economia de mercado. E há comunidades em que essa opção seria, por certo, descabida.

De saída, isso que Bolsonaro diz ser um desejo de índio é, na verdade, desejo de todos os brasileiros, também dos que não são índios. A esmagadora maioria da população não vive em reservas, e parte considerável dela não tem nada disso. Se o ainda presidente eleito conseguir garantir isso tudo ao conjunto do povo em quatro anos, então terá operado um milagre. Mas, infelizmente, não vai. Tratar as áreas indígenas como horizontes a serem colonizados por isso que Bolsonaro vê como sinônimo de civilização e bem-estar é um erro político, que pode custar caro ao paí.

Os bolsonaristas não tiram o marxismo da boca. Poderiam ao menos estudar, de fato, a referência que tanto execram. Bolsonaro parece o Luís Bonaparte visto pelos olhos de Marx em "O 18 Brumário":
"Na sua qualidade de fatalista, ele [Luís Bonaparte] vivia e vive ainda imbuído da convicção de que existem certas forças superiores às quais o homem, e especialmente o soldado, não pode resistir. Entre essas forças estão, antes e acima de tudo, os charutos e o champanhe, as fatias de peru e as salsichas feitas com alho".
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.