Topo

Reinaldo Azevedo

BOLSONARO RECUA. APLAUSOS 2: Leiam o Acordo de Paris, e vocês verão que o texto não trata de punições nem de perda da soberania

Reinaldo Azevedo

11/12/2018 16h24

Ao afirmar que é possível que o país permaneça no acordo, Ricardo Salles, futuro ministro, disse o seguinte:
"Mas, por outro lado, isso também não significa que nós devemos aceitar toda e qualquer sanção, restrição e programa de maneira indiscutível. Todos os países têm que respeitar a autonomia brasileira para gerir seu território e decidir suas políticas do meio ambiente internamente".

Perfeito! Mas quem foi que disse que o Acordo de Paris é um documento sobre sanções? O tratado está aqui. Tentem achar ali uma só cláusula que fira a soberania dos países signatários. Não existe. Até porque seria algo alheio à razão e à lógica. Se pertencer ao acordo implica perder autonomia, por que os países o fariam? Seria um elemento a desestimular a associação.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.