Topo

Reinaldo Azevedo

É mentira que quase 170 mil presos poderiam deixar a cadeia se tivesse prosperado liminar de Marco Aurélio. ‘Argumentum ad terrorem’

Reinaldo Azevedo

20/12/2018 07h56

Se a liminar do ministro Marco Aurélio, do STF, não tivesse tido seus efeitos suspensos por Dias Toffoli, presidente do Tribunal, é mentira que quase 170 mil presos deixariam a cadeia. Esse número não existe. É pura ficção. A presepada ganhou corpo na imprensa, a partir de uma boataria vinda do Ministério Público Federal, com base em dados, submetidos a uma leitura distorcida, oriundos do Conselho Nacional de Justiça. Os números tortos foram parar no recurso de Raquel Dodge contra a liminar de Marco Aurélio, que suspendia a execução de penas antes do trânsito em julgado, e repetidos na decisão de Toffoli, que cassou os efeitos da liminar de seu colega, submetendo-a a posterior apreciação do pleno do Supremo. E de onde vem a confusão?
Mais aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.