Topo

Reinaldo Azevedo

Militares no poder 1: Bolsonaro escolhe chefe de Comunicação do Exército como porta-voz; general assume após sequência de trapalhadas

Reinaldo Azevedo

15/01/2019 06h59

Depois de uma série de declarações desencontradas do governo, o presidente Jair Bolsonaro escolheu, após duas semanas no cargo, um general do Exército para ser seu porta-voz.

O nome de Otávio Santana do Rego Barros, 58, foi confirmado no cargo na tarde de segunda-feira (14).

Rêgo Barros é atualmente chefe de Comunicação do Exército.

Consultado pela Folha, o general confirmou sua indicação e se disse "muito honrado em servir o governo e o Brasil".

O porta-voz será subordinado diretamente à Presidência da República e não terá vínculo direto com a Secom (Secretaria de Comunicação Social), como funcionava anteriormente.

Bolsonaro, que é capitão reformado do Exército, já escolheu sete ministros militares para compor a Esplanada dos Ministérios, oriundos das três Forças Armadas.

O porta-voz será responsável pelo relacionamento com a imprensa enquanto o chefe da Secom, Floriano Barbosa, cuidará da comunicação institucional do governo e dos contratos nas áreas de publicidade.

Bolsonaro passou todo o período de campanha eleitoral e do governo de transição sem ter um profissional designado para atender a imprensa, em meio a uma série de críticas aos jornalistas e aos veículos de comunicação feitas por meio de suas redes sociais.

Desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro, a antiga estrutura de comunicação do Palácio do Planalto vinha transmitindo comunicados oficiais da Presidência e informando a agenda do mandatário.

Rêgo Barros é natural de Recife (Pernambuco). Ele chefiava a Comunicação do Exército desde abril de 2014 e esteve à frente da área durante toda a gestão do general Eduardo Villas Bôas como comandante da instituição.

O general foi comandante do contingente brasileiro na missão de paz no Haiti em 2010 e chefiou uma grande operação no Complexo do Alemão (2011-12), além de ter cuidado da segurança da conferência Rio+20 (2012).
(…)
Na Folha

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.