Topo

Reinaldo Azevedo

O GENERAL E O MST 5: Gostei da entrevista do general; é bem provável que os extremistas de direita não tenham gostado. Faz sentido

Reinaldo Azevedo

11/02/2019 07h23

Não sei se o MST vai chegar à idade da razão. Já passou da hora. E não porque o presidente é Bolsonaro, mas porque a democracia avança sempre que os atores passam a falar a linguagem da institucionalidade, o que não quer dizer que precisem concordar com o poder. Se quer continuar apenas como um "movimento social", não pode ambicionar ser um negociador junto ao Estado legal. A esquerda tem dificuldades de lidar com esses parâmetros. Dilma Rousseff começou a cair quando o Palácio do Planalto abriu as portas para negociar com um troço chamado "MPL" — Movimento Passe Livre. Sem CNPJ. Sem eira nem beira.

Eu gostei da entrevista do general. A extrema-direita, muito provavelmente, não. "Mas e esse monte de generais, Reinaldo?" Meus caros, dados presidente e governo, é o que temos para hoje. Se ajuda a pensar um pouco, vejam alguns nomes que foram escalados e que nunca vestiram farda. Convenham: no cotejo com boa parte dos civis, os generais chegam a parecer Schopenhauer.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.