Topo

Reinaldo Azevedo

ABERRAÇÃO 1: Bolsonaro e filho submetem um ministro de Estado a uma humilhação inédita na República. Será isso bom para o país? Não!

Reinaldo Azevedo

14/02/2019 07h58

Gustavo Bebianno foi submetido à maior humilhação pública de que a Política tem notícia em muitos anos. Sim, mandatários já praticaram antes deselegâncias. Lula, por exemplo, demitiu Cristovam Buarque, seu primeiro ministro da Educação, por telefone. Em tempos um pouco mais decorosos — inclusive no petismo —, ouviu-se um "Ohhh". O presidente Jair Bolsonaro tratou Bebianno não como adversário, mas como inimigo. Na prática, este foi demitido, embora diga que não sai. O protagonismo assumido por Carlos — o filho do meio, o "Zero Dois", o "pitbull" — é de uma truculência inédita, calculada e, em muitos aspectos, malsã. Porque põe numa situação difícil o próprio governo. O problema é que, como se viu, ele contou com anuência do pai, em quem parece exercer uma influência que chega a ser assustadora para padrões republicanos. Será que isso é bom para o país e para as reformas? Não.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.