Topo

Reinaldo Azevedo

Após vazamento de dados de ministros do STF e do STJ, TCU determina auditoria na Receita

Reinaldo Azevedo

27/02/2019 05h20

Auditoria ao quadrado O TCU acatou pedido do subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Rocha Furtado, e determinou instauração de auditoria da corte na Receita. A ordem marca novo patamar na crise que se iniciou com o vazamento de uma investigação do fisco nas contas de Gilmar Mendes, do STF. O subprocurador alegou suspeitas de desvio de função no órgão –e consequente desperdício de recursos públicos. A autorização foi assinada na noite desta terça (26) pelo ministro Bruno Dantas.

A parte… No despacho, Dantas afirma que, "como não nos cabe atuação disciplinar", a devassa do TCU deve se ater aos mecanismos de controle que a própria Receita dispõe para evitar que servidores extrapolem sua função legal, e também impedir "o uso indevido das informações que a organização detém, bem como o vazamento de dados sensíveis".

…que me cabe… "Se confirmadas as informações constantes dos autos, há indícios de que os controles internos não foram efetivos", diz o ministro. "Evidentemente, as informações que interessam à corte não alcançam dados e informações de contribuintes isolados", salienta.

…nesse latifúndio Dantas facultou aos auditores do TCU "acesso a todos os sistemas e procedimentos de controle, bem como aos registros das ocorrências nos sistemas informatizados", mas vedou o tráfego de dados fiscais de contribuintes.
(…)
No Painel, na Folha

 

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.