Topo

Reinaldo Azevedo

Governo nomeia vice-líderes na Câmara sem consulta prévia e irrita partidos

Reinaldo Azevedo

27/02/2019 13h03

Uma das apostas de Jair Bolsonaro para melhorar a articulação política no Congresso, a indicação de vice-líderes do governo na Câmara foi executada de maneira tão desastrada que surtiu o efeito contrário. O Planalto divulgou os nomes dos escolhidos sem antes consultar as direções partidárias.

Caçador de mim Foi o que aconteceu com PR e Solidariedade, que souberam pela imprensa que seus quadros atuariam na defesa da atual gestão. Resultado: as duas siglas desautorizaram a indicação.

Poder de veto O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SD-SP), chamou o deputado Lucas Vergílio (SD-GO) e recomendou que ele avisasse ao Planalto que não iria assumir uma das vagas de vice-líder do governo na Câmara.

Poder de veto 2 Algo semelhante ocorreu no PR. O mandatário da sigla, Valdemar da Costa Neto, externou contrariedade com a indicação de Capitão Augusto (PR-SP) para o posto. Um aliado do mandachuva do partido diz que, se a ideia era amansar a bancada, o tiro saiu pela culatra. O governo quer ter 14 vice-líderes. (…)

No Painel, da Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.