Topo

Reinaldo Azevedo

Irritados com articulação do Planalto, partidos rejeitam vice-liderança na Câmara

Reinaldo Azevedo

27/02/2019 13h06

Irritados com a falta de articulação política do Planalto com o Congresso, partidos do centrão rejeitam a possibilidade de ocupar espaços na vice-liderança na Câmara.

Partidos como PRB, PSD, DEM e MDB não quiseram se associar às posições. Os postos são importantes por auxiliarem o líder da Casa na articulação com parlamentares, e eram uma aposta do governo para melhorar a interlocução com o Legislativo.

Com isso, a composição de seus parlamentares aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (25) é apenas de deputados independentes das legendas, muitos dos quais já ocupam espaço na tropa de choque do governo.

Um exemplo é o presidente da chamada "bancada da bala", Capitão Augusto (PR-SP), aliado de Bolsonaro, mas sem trânsito partidário: não conseguiu viabilizar uma candidatura avulsa à presidência da Casa no início do ano, quando seu partido decidiu apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Além disso, três dos deputados que ocuparão a função são do próprio PSL, partido do presidente e também do líder do governo, Major Vitor Hugo (GO). (…)

Por Angel Boldrini, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.