Topo

Reinaldo Azevedo

Paquistão diz ter derrubado dois aviões militares da Índia em seu espaço aéreo

Reinaldo Azevedo

27/02/2019 15h12

No segundo dia seguido de confrontos militares entre Índia e Paquistão, aviões paquistaneses realizaram ataques na região da Caxemira nesta quarta (27), como retaliação a uma invasão do espaço aéreo do país por aeronaves militares indianas na terça (26).

As tensões entre os dois países, que possuem armas nucleares, aumentaram neste mês depois de um atentado terrorista na Caxemira que matou 40 soldados indianos. A Índia diz que os responsáveis pelo ataque, o grupo jihadista Jaish-e-Mohammad (Exército de Maomé), possui campos de treinamento no Paquistão, o que o governo do país nega.

O ataque indiano de terça foi contra uma dessas bases terroristas, de acordo com o governo da Índia. O Paquistão acusou a entrada das aeronaves em seu espaço aéreo, mas negou que a ação tenha deixado vítimas ou destruído instalações de terroristas.

O embate entre os países também é marcado por uma guerra de versões divulgadas pelos dois governos.

O major Asif Ghafoor, porta-voz das Forças Armadas do Paquistão, disse que o país realizou seis ataques aéreos na região da Caxemira controlada pela Índia nesta quarta. Ghafoor disse que os aviões miraram alvos indianos para demonstrar seu poder de fogo, mas que atiraram deliberadamente em outros lugares abertos, onde não foram gerados danos.

"Essa não é uma retaliação no sentido real, mas para dizer que o Paquistão tem capacidade para isso. Porém, nós queremos ser responsáveis. Não queremos uma escalada [de tensões], não queremos uma guerra", disse Ghafoor, em uma coletiva de imprensa.

O governo indiano deu uma versão diferente e afirmou que os ataques do Paquistão foram neutralizados.

A Índia disse ter abatido um avião paquistanês, que teria caído no Paquistão, e perdido um de seus aviões, e não dois, com um piloto "desaparecido na ação", disse Raveesh Kumar, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. "O Paquistão diz que ele [o piloto] está sob custódia. Estamos aclarando os fatos", disse Kumar.

(…)
Na Folha

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.