Topo

Reinaldo Azevedo

Blog estreia no UOL. Contra os autoritarismos de ontem e de hoje

Reinaldo Azevedo

06/03/2019 15h43

Caras e caros,

a caminho do seu 13º aniversário, que se dará no dia 24 de junho, este blog inicia uma nova jornada. Em breve, incorpora-se a este endereço o arquivo da página. Enquanto questões técnicas estão em curso, começo/recomeço a escrita.

O endereço http://www3.redetv.uol.com.br/blog/reinaldo/ estará ativo por mais algum tempo. E os posts lá publicados ainda podem ser acessados. Mas, em breve, migrarão para cá.

Que seja o primeiro passo de muitos outros bons propósitos.

Em sua história, bastante longa para um blog, esta página enfrentou muitas vezes o que chamo, em linguagem metafórica, "o demônio do autoritarismo". Não emprego a palavra por acaso. Na literatura religiosa, a principal característica do Mal é disfarçar a sua natureza para impor-se como força absoluta.

O diabo ora enverga as vestes da justiça social, em nome da qual seria, então, aceitável — até mesmo necessário — sacrificar a liberdade. Mas também pode fazê-lo na suposta defesa da moral, das tradições e, trapaça das trapaças!, da liberdade individual. Esta última se torna a fachada para o discurso do ódio, da discriminação, da violência, da agressão ao Estado de Direito.

Enfrentei no passado, contra os poderosos de então, as hostes do ódio, que apelidei de "Al Qaeda eletrônica". E enfrento agora os milicianos da reacionarismo, que conspurcam o pensamento liberal, que rebaixam os valores do individualismo, que transformam a luta civilizatória para domar o Estado numa guerra suja protagonizada por grupos que mais se assemelham a quadrilhas.

Seis de março de 2019. Um bom dia para estrear no UOL. Se não for agora, quando?

Que seja já.

Partiu a nau.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.