Topo

Reinaldo Azevedo

PEGO NO PULO 5- Quem acreditou em Dallagnol foi enganado: o que diz acordo

Reinaldo Azevedo

13/03/2019 05h03

Trecho do acordo do MPF com autoridades americanas, transcrito pela procuradora-geral. Não há vinculação ao MPF

Mas agora vem o mais fabuloso, caros leitores! No acordo, nas entrevistas, nas perorações por aí, Deltan Dallagnol e a Lava Jato sustentaram que estavam fazendo um grande bem ao Brasil ao tentar criar a fundação com o dinheiro da multa. Ou ele teria de ficar nos EUA. Em sua petição, Dodge transcreve parte do acordo celebrado pelo MPF e pela Petrobras com as autoridades americanas. Em nenhum momento, a possibilidade de recolher a multa no Brasil vincula os recursos ao MPF. Isso é mentira. Nas palavras da procuradora-geral:
"A cláusula do Acordo estabelecido entre a Petrobrás e o Departamento de Justiça americano, abaixo transcrita, não estabelece condição alguma para que o MPF seja o gestor desses recursos, ou defina sua aplicação em finalidades estabelecidas por ele. Ainda que houvesse uma cláusula nesse sentido, ela não poderia ser aplicada, justamente por ferir preceito fundamental do ordenamento constitucional, que trata do limite funcional da atuação dos membros do Ministério Público."

É por isso que quem acreditou em Deltan Dallagnol e seus pares foi enganado.
Continua aqui 

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.