Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Alcolumbre diz que Bolsonaro exagera e que Olavo não faz bem ao Brasil

Reinaldo Azevedo

19/03/2019 06h54

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, pede cautela a Bolsonaro e critica Olavo de Carvalho

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP)  disse que o presidente Jair Bolsonaro tem "exagerado" nas manifestações em suas redes sociais, pediu cautela nas falas dos filhos do ex-capitão e ainda afirmou que a influência do escritor Olavo de Carvalho no Planalto "não está fazendo bem para o Brasil". 

Eleito presidente do Senado desde fevereiro, Alcolumbre pregou diálogo e pacificação na política para a aprovação da reforma da previdência até o recesso do legislativo, em 17 de julho. Ele também disse que, embora já tenha tido a experiência como parlamentar em outros governos desde que foi eleito deputado federal em 2002, "nunca viu nada parecido" como a sucessão de crises, queda de ministros e intrigas na base aliadas em episódios que se somam nos três primeiros meses do governo.

Alcolumbre ressaltou ainda a importância de Bolsonaro adotar cautela em razão da liturgia do cargo de presidência da república. O senador ponderou, porém, que o presidente sempre conduziu sua vida política falando de temas polêmicos e espinhosos. 

"A gente tem que ser cauteloso com as redes sociais. Eu acho que em alguns momentos o presidente tem exagerado. Algumas postagens tem causado desconforto na sociedade.  Mas ele (Bolsonaro) não inventou agora essas condutas – disse Alcolumbre, após ser questionado sobre a publicação de um vídeo com cenas obscenas, gravado durante o carnaval, na conta pessoal do Twitter do presidente da república.

(…)
"Ele (Olavo de Carvalho) tem influenciado muito. E no nosso entendimento esse escritor não está fazendo bem ao brasil. Não pode uma pessoa que não está no nosso dia a dia fazer essas manifestações. E jogando contra o Brasil não vamos aceitar", disse Alcolumbre. 

Num dos momento mais exaltados ao tratar do escritor e de suas indicações no governo, Alcolumbre chegou a dizer que o governo precisa  entender que o parlamento não é um "puxadinho" do Planalto. 
"A independência do parlamento será colocada a prova todos os dias", afirmou o senador. 
(…)
No Globo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo