Topo

Reinaldo Azevedo

Xiii... Guedes vai à CCJ falar sobre reforma como articulador político

Reinaldo Azevedo

26/03/2019 06h20

Paulo Guedes, ministro da Economia. Ele vai à CCJ da Câmara  falar sobre a Previdência

O presidente Jair Bolsonaro, aquele que acha que reforma da Previdência é coisa do Congresso, deixando claro que ele próprio não gosta do texto, agora tem um novo articulador político: ninguém menos do que Paulo Guedes, ministro da Economia, que não é notório por ser muito tolerante com quem não adota seus pontos de vista. Ele vai à Câmara na tarde desta terça. Tem uma audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para explicar a reforma da Previdência. Bem, o primeiro passo de um bom articulador é não desprezar dificuldades óbvias. O segundo é não aderir ao "argumentum ad terrorem". Nesta segunda, num encontro com prefeitos, o ministro fez as duas coisas.

Negou haver uma crise envolvendo a articulação para a reforma e disse que, sem ela, os servidores ficarão sem salário em breve. Devo lembrar ao ministro, um neófito na política, que isso nunca funcionou.

Tomara que Guedes consiga esclarecer algumas coisas. Nesta segunda, um dos mais pessimistas com o texto era Delegado Valdir (GO), líder do PSL na Câmara, partido de Bolsonaro. Chamou a proposta de reforma de "abacaxi" e disse que o governo precisa dar uma "faca" ou um "facão" para descascá-la. Vale dizer: como está, não passa.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.