Topo

Reinaldo Azevedo

Ministro Guedes, senador, no Senado, é “vossa excelência”, nunca “você”!

Reinaldo Azevedo

28/03/2019 07h05

Leio no BR18, do Estadão o que segue:

A sessão com o ministro Paulo Guedes na Comissão de Assuntos Econômicos no Senado teve seu momento de tensão nesta tarde de quarta, 27, quando o titular da Economia provocou o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que antes havia feito críticas à mudança do atual sistema previdenciário "solidário" ao de capitalização proposto pela pasta sob o fio ideológico. "Você tem um sistema de seguridade que está aí há muitos anos. É muito solidário, muito fraterno e ele quebrou. Financeiramente está quebrado. Aliás, ele não é tão fraterno como você acha. Tem gente que pode se aposentar ganhando 20 vezes… Você, por exemplo, como político pode se aposentar ganhando 20 vezes o que ganha um trabalhador. Eu acho isso ruim", respondeu Guedes, que foi interrompido pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO) para dizer que os parlamentares estão sujeitos ao teto do INSS. Guedes, na sequência, afirmou que era o tempo de ele falar, não dela. Nesse momento, entrou o presidente do colegiado, Omar Azis (PSD-AM), para defender Kátia, entendendo que Guedes havia mandado Kátia "calar a boca". Minutos mais tarde, Guedes justificou que era "assim", mas que não quis ofender ninguém.

Está tudo errado.

Um dos "vocês" de Paulo Guedes (foto) é aquele pronome de tratamento genérico, quando se quer falar "uma pessoa", "fulano". O outro, não. Ele está se referindo mesmo ao senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Não há "você" ali, mas "Vossa Excelência".

O tratamento não tem a ver com o respeito que o indivíduo Paulo Guedes deve ao indivíduo Rogério Carvalho, mas que um representante do Executivo deve a um representante do Legislativo. Para quem não entendeu: que um Poder deve ao Outro.

O ministro, que desenhou a nova reforma da Previdência, cometeu um erro sobre a aposentadoria dos parlamentares. E tinha de ser corrigido em benefício do debate. A reação à senadora Kátia Abreu (PDT-TO) foi uma grosseria lamentável — tanto pior quando vinda do representante de um governo que não gosta muito de mulheres.

É por isso que ironizei aqui a informação que chegou a circular de que Guedes seria feito uma espécie de coordenador político do governo.

Não parece que ele seja exatamente tolerante com o contraditório.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.