Topo

Reinaldo Azevedo

A dimensão espiritual das galinhas, Marx, açúcar e ensinamentos de Araújo!

Reinaldo Azevedo

01/04/2019 07h57

Embarque de açúcar: não venham com conversa mole. Precisamos é pensar na nossa pátria espiritual, certo? Com viés ideológico, é claro!

Chamar ao debate a pauta de exportações do Brasil para tratar da transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém seria reduzir a "dimensão espiritual do Ocidente", como diria o chanceler Ernesto Araújo, a um enorme galinheiro? Bem, depende de quem fala e de quem toma a decisão. O Brasil, obviamente, é soberano para escolher o que fazer com a sua embaixada. Posso estar errado, mas suponho que política externa só faz sentido quando os nossos interesses são pensados na relação com os dos demais países.

O Brasil não é o único exportador de proteína animal e de açúcar, por exemplo, para ficar em dois itens da pauta de exportação. Podemos nos dar ao luxo de abrir mão de vender para os árabes — ou, quando menos, de ter uma redução importante na exportação desses itens? Se a resposta for "sim" e se isso se mostrar positivo para os brasileiros, então que se faça…

"Mas não podemos trocar, Reinaldo, os dólares e os empregos pela tal 'questão espiritual'?" Ora, claro!

Karl Marx — que convém ser lido para ser odiado — tem uma tirada interessante no livro "A Ideologia Alemã", escrito em parceria com Engels. Vai uma citação de conteúdo — não é literal. Ele observa que os franceses acabaram ficando com a Alsácia-Lorena porque se ocupavam se colonizar a região; já os alemães procuravam demonstrar, no seu processo de ocupação, a superioridade de sua filosofia.

Araújo, esse novo gênio da raça que se alevanta na diplomacia, poderia tentar explicar a produtores quebrados no Brasil e a muitos milhares de desempregados que, bem…, "destruímos o agronegócio, mas provamos a nossa superioridade moral, espiritual e religiosa".

O mesmo vale na relação com os chineses, não é mesmo? Vamos nos juntar com Titio Trump para conter a "Perigo Amarelo", embora não conste que o Agente Laranja recuse, ele próprio, investimentos dos chineses, como lembrou Paulo Guedes? Ah, vamos!

Os brasileiros podem passar um pouco de fome para demonstrar sua fortaleza espiritual, certo?

Exportaremos aulas de Olavo de Carvalho, tuítes de Bolsonaro e teses de Araújo sobre o "nazismo de esquerda".

"Olhem o Reinaldo citando Marx!"

Vai caçar sapo, burraldo!

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.