Topo

Reinaldo Azevedo

FORA DO LUGAR 6: É preciso rever estratégia. “Findomundismo não funciona

Reinaldo Azevedo

03/04/2019 21h39

A reforma como a queria Paulo Guedes, com economia de R$ 1 trilhão em dez anos, não vai acontecer. Se, como ele diz, é precondição para o regime de capitalização, então o dito-cujo não vai sair já. Também teria sido prudente não ter feito tal raciocínio. Os ataques que desferiu aos petistas, reagindo a provocações, não renderam um só voto à reforma da Previdência. Servem para animar a militância nas redes sociais. E só. Na porradaria, sobrou também para não-petistas. Convém que Guedes seja afastado desse tipo de articulação e que o governo decida quem faz os embates no Congresso. Mas para ganhar votos, não para perder. Para fazer besteira, já há um monte de gente. O negócio é se organizar para fazer a melhor reforma possível. Sem discursos finalistas. O "findomundismo" argumentativo nunca convenceu ninguém.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.