Topo

Reinaldo Azevedo

PETRONARO 6- O “não” à tutela; Bolsonaro paga pra ver; grana é da Petrobras

Reinaldo Azevedo

15/04/2019 03h43

E que se note ainda sobre o caso Petrobras: o núcleo ideológico do governo, que fala abertamente a linguagem da extrema-direita populista, se organiza para criar a figura de um presidente que não é tutelado por ninguém. É a orientação que emana, por exemplo, de Olavo de Carvalho, guru do presidente e de seus filhos. O presidente já desautorizou os generais do governo mais de uma vez e já submeteu a humilhações figuras com trânsito próprio no país, que dele não dependem, como Sérgio Moro e, agora, Paulo Guedes. E faz o mesmo em relação ao Congresso. A popularidade de Bolsonaro está em declínio, mas ainda é grande. Seus magos acreditam que o jeito de preservar a sua força é mantê-lo colado a seu eleitorado. Pouco importa quantos bilhões isso custe. A única tutela a que se submete é a das milícias virtuais que o apoiam. É uma operação de risco. Se a economia vai para o buraco, não haverá redes que o segurem. Por enquanto, ele mantém a aposta e paga para ver.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.