Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

OS TRAPALHÕES 4: É pequeno número de supostos governistas que apoiam texto

Reinaldo Azevedo

2016-04-20T19:08:16

16/04/2019 08h16

Qual é o risco? Dos 66 membros da CCJ, 48 não são oposicionistas — observem como escrevo: isso não quer dizer que sejam governistas. Nesse grupo, apenas 15 apoiariam o texto integralmente. A tramitação não admite emendas aditivas ou supressivas. Cabe ao relator eventualmente eliminar trechos do texto se perceber que há um risco de derrota, o que mandaria a PEC para arquivo. A continuar a desarticulação em curso, há o risco de o texto já sair desidratado na própria comissão. Dá-se como certo que será bastante alterado na Comissão Especial. Mas seria fundamental que nela não chegasse já com o sabor da derrota. E o risco, hoje, é grande. Outra possibilidade é tentar aprovar um voto em separado — na prática, um texto alternativo. Seria também desastroso, mas nada comparável à pura e simples derrota na CCJ. Eu poderia encerrar este trecho assim: se o governo não acordar para a realidade, pode despertar em meio ao pesadelo. Mas essa turma que diz fazer nova política parece ser mesmo dotada de saberes bem pouco convencionais.
Continua aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo