Topo

Reinaldo Azevedo

ATAQUE 4: Salles atira junto; há custo. Salão em NY também recusa homenagem

Reinaldo Azevedo

18/04/2019 05h25

Cipriani Hall, em Nova York,  que também se recusou a sediar homenagem a Bolsonaro. No destaque, Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente: ele também não gosta do cachimbo da paz em matéria de meio ambiente. Prefere o charuto de poderoso chefão da guerra e ataca servidores até em redes sociais

Em vez do estadista, o palanqueiro; em vez do chefe de Estado, o deputado do baixo-clero que não consegue esquecer e esconder os seus rancores. As finanças brasileiras à beira do colapso, e o presidente da República a exercitar seus ódios particulares na Internet. Não se anunciaram programa, diretriz, objetivos… Nada! Seu público gosta que ele fale mal da Funai, do Ibama, das ONGs e das reservas indígenas. Então ele fala. Ricardo Salles, seu ministro do Meio Ambiente, é muito mais do que seu escudeiro na questão. Exerce o seu papel de adversário dos órgãos federais que protegem o meio ambiente com prazer também particular. Ou os funcionários endossam seus pontos de vista ou são tratados como "bicho grilo chuchu beleza". Até a gíria a que recorre para desqualificar aqueles de quem não gosta é cafona e atrasada. Isso tudo tem um preço. A fama de Bolsonaro de inimigo do meio ambiente ganha o mundo. E é grande o risco de que isso salte para os negócios. Depois do Museu de História Natural de Nova York, mais uma entidade se recusou a sediar o evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, que confere ao presidente brasileiro a distinção de "Homem do Ano". O Cipriani Hall, luxuoso salão de Wall Street, disse "não". Também nesse caso, pesou a reputação de Bolsonaro de adversário dos direitos humanos e, ora vejam, do meio ambiente. Só para lembrar: a fama de um chefe de Estado tem consequências também para o país que ele lidera.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.