Topo

Reinaldo Azevedo

LULA, O JULGAMENTO 5: País cria pena contra lobos gordos que comem bolinho

Reinaldo Azevedo

23/04/2019 22h20

E, claro, houve momentos em que os senhores juízes se perderam em considerações meramente especulativas, quando não ociosas, sobre a corrupção passiva. Esta também se dá mesmo sem o ato de ofício, sem a ação do governante que beneficiou o corrupto ativo, bastando para tanto a expectativa. Sim, é o que está na lei. E ato de ofício é causa de agravamento da pena. Tudo muito certo! Mas essa é uma questão derivada da outra, daquela que não existiu: se o apartamento, ainda que de Lula tenha sido algum dia, não derivou dos contratos, como atestou o juiz Sérgio Moro, tem-se uma sentença que nem mesmo está assentada da denúncia feita pelo Ministério Público Federal. Trata-se de uma contribuição nativa para o direito penal mundial. É como denunciar o lobo por ter roubado o bolinho da vovó e depois condená-lo por ser muito gordo: "Ora, gordo assim e sendo lobo, só pode ter comido bolinhos de todas as vovós". Além das vovós.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.