Topo

Reinaldo Azevedo

BONS VENTOS D’ESPANHA 1: Moderação vence discurso populista e neofascismo

Reinaldo Azevedo

29/04/2019 07h50

Não dá, por óbvio, para dizer que a virada antipopulista começou no mundo. Mas é possível, ao menos, comemorar a chegada de uma brisa fresca oriunda da Espanha. Os prognósticos mais sombrios não se confirmaram. Pelo contrário: o partido "Vox", de extrema-direita, conseguiu, é verdade, eleger 24 representantes num colegiado que reúne 350 membros e que atende pelo nome de "Congresso dos Deputados", mas a maioria do país rejeitou o extremismo e deu uma dura lição no Partido Popular, que, na disputa, deixou de lado a sua história de moderação, identificada com a direita liberal, e aderiu ao discurso raivoso e francamente reacionário. Resultado: O PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), que conquistou 85 cadeiras em 2016, saltou para 123, numa votação consagradora; o PP, que achegou a 137 no pleito anterior, despencou para 66, um resultado verdadeiramente humilhante. O esquerdista Podemos caiu de 71 para 42, e o antes centrista Cidadãos, que radicalizou o discurso à direita, cresceu: de 32 para 57. Nas projeções mais tenebrosas, o Vox poderia até passar de 40 cadeiras e se tornar o terceiro partido do país. Não aconteceu. No Brasil, quem corre esse risco, o futuro dirá, é o PSDB se tentar emular com o bolsonarismo. Mas isso fica para outra hora. No Senado, o resultado não foi menos desastroso para o PP e exitoso para o PSOE: este salta das 43 cadeiras conquistadas em 2016 para 121, e o Partido Popular despenca de 130 para 56. O Podemos perdeu os 16 assentos que tinha.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.