Topo

Reinaldo Azevedo

MPF faz nova denúncia contra Wesley: informação privilegiada. Nunca acaba!

Reinaldo Azevedo

07/05/2019 20h21

O Ministério Público Federal de São Paulo denunciou pela segunda vez o empresário Wesley Batista pelo crime de insider trading, que é o uso de informações privilegiadas para a obtenção de ganhos no mercado financeiro. A denúncia foi protocolada na Justiça Federal na manhã desta terça-feira (7).

De acordo com o MPF, quando estava à frente da Seara Alimentos e da Eldorado Celulose, Wesley teria comandado operações cambiais de ambas as companhias em meados de maio de 2017, quando o acordo de delação premiada que ele e o irmão Joesley Batista haviam firmado com o MPF ainda estava sob sigilo.

Segundo os investigadores, após a divulgação das delações a moeda norte-americana teve alta expressiva, o que teria rendido ao empresário quase R$ 70 milhões a partir dos contratos de dólar negociados dias antes.

Esta não é a primeira vez que Wesley é alvo de denúncia por insider trading. Os irmãos Batista já respondem pela prática do crime em outra ação penal, de 2017, referente aos ganhos ilegais obtidos com a venda e a recompra de ações da JBS e com negociações de outros contratos de dólar na mesma época.

A apuração foi parte dos desdobramentos da 2ª fase da Operação Tendão de Aquiles, que investiga, desde junho de 2017, a participação conjunta dos irmãos Batista no beneficiamento do acordo de delação premiada para lucrar no mercado financeiro.(…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.