Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Juíza que suspendeu retirada de radares relata ameaças e ofensas nas redes

Reinaldo Azevedo

2013-05-20T19:19:11

13/05/2019 19h11

Responsável pela ação que questiona a retirada de radares das rodovias federais pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), a juíza federal Diana Wanderlei passou a sofrer ameaças e ofensas nas redes sociais desde que, em abril, suspendeu a medida e solicitou à União estudos técnicos que embasem a substituição dos equipamentos.

"Essa vagabunda ta caçando jeito de amanhecer com a boca cheia de formiga!", escreveu um internauta no último dia 4. "Bunitinha mas ordinaria [sic]. Só pode ser. Para dar uma decisão deste tipo. Esquerdopata com certeza!", escreveu outro, em 12 de abril, em uma rede social.

"A empresa de radares deve ser do pai dela. Mas, agora com a carinha dela no Twitter, eu teria medo, heim?", publicou outro usuário. "Mais uma corrupta inimiga do Brasil", disse outro.

A juíza, da 5ª Vara Federal em Brasília, informou que acionou o Ministério Público Federal para investigar o que considerou ofensas, injúrias e calúnias decorrentes da decisão liminar (provisória) que proferiu em 10 de abril suspendendo temporariamente a retirada dos radares.

Diante das publicações na internet, a juíza disse à Folha que não vai se intimidar. "Aqui, eu decido da forma que eu acho que deva ser decidido o caso concreto, mas se lamenta o nível de politização de um assunto tão relevante para a sociedade", afirmou.

"Politizaram algo que é técnico, e a função deste juízo é técnica. Eu sou uma magistrada concursada, atuo com responsabilidade, já peguei causas de grande complexidade e consegui solucionar com bons acordos, inclusive. Não pode ser confundido o direito de criticar —a decisão do juiz é passível de críticas— com as ofensas. Essas ofensas, agressões e ameaças são crimes", disse. (…)

Por Reinaldo Turollo Jr, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo