Topo

Reinaldo Azevedo

Ação do MPF apura impactos de cortes em instituições de ensino pelo país

Reinaldo Azevedo

15/05/2019 13h28

Em uma ação coordenada, o MPF (Ministério Público Federal) aciona nesta quarta-feira (15) instituições de ensino federais para apurar os impactos do bloqueio orçamentário determinado pelo governo Jair Bolsonaro (PSL). A iniciativa foi batizada de Dia D em Defesa da Educação.

Procuradorias da República em pelo menos 17 estados, nas cinco regiões do Brasil, instauraram procedimentos. O MPF solicita a cada uma das instituições que informe se o contingenciamento resultará na extinção de cargos e se o fim desses postos atinge negativamente atividades administrativas e acadêmicas.

As unidades também deverão indicar se o fomento aos projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação promovidos pela instituição serão afetados.
No MEC, o bloqueio de recursos atinge R$ 7,4 bilhões, com reflexos em ações que vão da ducação infantil à pos-graduação.

O congelamento atinge R$ 2 bilhões dos recursos das universidades federais. O valor representa 30% dos recursos discricionários (que não contam salários, por exemplo), mas o impacto varia a cada instituição por causa das respectvas realidades orçamentárias.(…)

Por Paulo Saldaña, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.