Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Pesquisa XP-Ipesp: o nº de ruim-péssimo de Bolsonaro supera o de ótimo-bom

Reinaldo Azevedo

2024-05-20T19:09:46

24/05/2019 09h46

O presidente Jair Bolsonaro quer continuar a brincar com fogo? Vá adiante.

Pesquisa XP/Ipesp aponta que é muito provável que o índice de "ruim/péssimo" do governo Bolsonaro tenha ultrapassado o de "ótimo/bom": 36% a 34%. Desde fevereiro, a avaliação negativa mais do que dobrou: de 17% para 34%. Em duas semanas, subiu 5 pontos percentuais: de 31% para 36%. O ótimo/bom caiu 6 pontos desde janeiro: de 40% para 34%.

Os números se seguem aos grandes protestos do dia 15.

Os dois índices ainda estão em empate técnico. Mas é importante ver o movimento das linhas. 

A população ainda lhe dá um voto de confiança, mas em número de decrescente. E dispara os que acham que já não há jeito. Têm uma expectativa positiva sobre o resto do mandato 47%; eram 63% em janeiro. A negativa está em 31%, contra 15% no primeiro mês de mandato. Em duas semanas, o índice positivo caiu 4 pontos, e o negativo subiu 4.

São números péssimos o quinto mês de mandato.

Foram feitas mil entrevistas nos dias 21 e 22 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos para mais ou para menos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo