Topo

Reinaldo Azevedo

Sete partidos de oposição questionam Toffoli e Maia sobre pacto com governo

Reinaldo Azevedo

29/05/2019 17h32

Dirigentes de sete partidos de oposição a Jair Bolsonaro (PSL) reunidos nesta quarta-feira (29) decidiram questionar a participação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, em reunião com o presidente da República para a costura de um pacto em apoio às reformas encampadas pelo governo federal.

Os representantes de PT, PSOL, PSB, PDT, PC do B, Rede e PCB também vão divulgar nota em que contestam o que chamam de tibieza do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A oposição contesta a presença de Maia na reunião dois dias depois de ser pessoalmente criticado durante manifestação de entusiastas de Bolsonaro.

Na manhã de terça (28), Bolsonaro debateu com Maia, Toffoli e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), um texto inicial que fala sobre um "terceiro pacto republicano pela realização de macrorreformas estruturais" e prega "a colaboração efetiva dos três Poderes".

​O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) afirmou que a ideia é assinar um documento final com os compromissos assumidos pelo Executivo, Legislativo e Judiciário no dia 10 de junho, no Palácio do Planalto.

O texto inicial em discussão elenca cinco temas como prioritários: as reformas previdenciária e tributária, a revisão do pacto federativo, a desburocratização da administração pública e aprimoramento de uma política nacional de segurança pública. (…)

Por Catia Seabra, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.