Topo

Reinaldo Azevedo

Atlas da Violência indica que cai preço da carne preta no mercado da morte

Reinaldo Azevedo

05/06/2019 16h34

Ainda voltarei ao assunto. Os dados do Atlas da Violência de 2019, com dados até 2017, evidenciam que a carne preta continua a ser a mais barata do mercado. Isso, obviamente, não está contemplado no plano de segurança pública de Sérgio Moro. Leiam o que informa o Estadão:

O Atlas da Violência, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra em sua mais nova edição que 75,5% das vítimas de homicídio no País são negras, maior proporção da última década. O crescimento nos registros de assassinatos no Brasil, que alcançou patamar recorde em 2017, atinge principalmente essa parcela da população, para quem a taxa de mortes chega a 43,1 por 100 mil habitantes – para não negros, a taxa é de 16.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 5, e tem como base registros do Ministério da Saúde nas cidades brasileiras ao longo de 2017, ano em que aconteceram 65,6 mil homicídios, o equivalente a 179 casos por dia. Com o Atlas, agora é possível entender os números de forma mais aprofundada, com informações das vítimas como cor, idade e escolaridade.
(…)

Volto
Comentarei o assunto no rádio daqui a pouco e, à noite, escrevo mais a respeito. Lideranças ligados à defesa dos direitos dos negros estão especialmente mobilizadas contra o projeto de Moro. E têm razão.

A carne preta ficará ainda mais barato se for aprovado.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.