Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Lá na frente todos votarão em mim, diz Bolsonaro ao mencionar reeleição

Reinaldo Azevedo

2020-06-20T19:18:50

20/06/2019 18h50

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sinalizou sua candidatura à reeleição em discurso de improviso na manhã desta quinta-feira (20) em Eldorado, cidade onde foi criado, no interior de São Paulo.

"Meu muito obrigado a quem votou e a quem não votou em mim também. Lá na frente todos votarão, tenho certeza disso", disse o presidente, em discurso no qual estava cercado por moradores.

Já à tarde, em São Paulo, indagado se pretende tentar a reeleição, disse que descarta a ideia caso seja aprovada "uma boa reforma política". Do contrário, estará à disposição dos eleitores.

"Olha, se tiver uma boa reforma política eu posso até, nesse caldeirão, jogar fora a possibilidade de reeleição. Posso jogar fora isso aí. Agora, se não tiver uma boa reforma política e se o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos."

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro disse que trabalharia pelo fim da reeleição presidencial.

A uma semana do segundo turno, em outubro passado, o presidente afirmou que vinha conversando com o Congresso para criar um projeto de reforma política que acabasse com a possibilidade de um presidente disputar um novo mandato.

"O que eu pretendo fazer, tenho conversado com o Parlamento também, é fazer uma excelente reforma política para acabar com o instituto da reeleição, que, no caso, começa comigo, se eu for eleito", afirmou, quando disputava a Presidência com o petista Fernando Haddad.

Uma semana depois, já eleito presidente, ele deu outro tom ao tratar do tema e disse que a possibilidade de não concorrer a mais quatro anos como presidente dependeria da aprovação da reforma.

"A possibilidade de não concorrer à reeleição é se a gente conseguir fazer um grande acordo para aprovar a reforma política. Não é apenas: 'Eu não vou concorrer a reeleição'", disse um dia depois de eleito. (…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo