Topo

Reinaldo Azevedo

Fala de Bolsonaro sobre atos pró-Moro é golpismo de quem não pode dar golpe

Reinaldo Azevedo

01/07/2019 08h43

Manifestação em favor de Sergio Moro na Paulista. Não foi vexame, mas esteve abaixo do esperado (Foto: Nelson Almeida/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro foi além do bom senso ao recorrer ao Twitter para escrever esta maravilha: "Parabéns a todos que foram às ruas nesse 30/06. A mensagem de vocês é p/ TODAS as autoridades: "não parem o Brasil, combatam a corrupção, apoiem quem foi legitimamente eleito em 2018." Respeito todas as Instituições, mas acima delas está o povo, meu patrão, a quem devo lealdade."

Imaginem se, no auge do poder petista, Lula ou Dilma tivessem dito algo parecido. Na democracia, as instituições são a expressão do poder do povo. Só o enxerga acima delas quem está a afirmar que, a depender do apoio popular, pode atropelá-las. Como as ruas deixaram claro, o presidente não dispõe de apoio para isso. Felizmente! Segundo a mais recente pesquisa Ibope, apenas 32% consideram o governo ótimo ou bom, mesmo índice dos que o veem como ruim ou péssimo. É a pior avaliação de um presidente nos seis primeiros meses de governo. A propósito: Bolsonaro considera que também os que foram às ruas contra o seu governo estão acima das instituições?

A fala é só golpismo de quem não pode dar golpe. Resultado: só provoca dificuldades novas na relação com o Congresso e nada resolve.

A propósito: os parlamentares também foram eleitos. Ou não?

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.