Topo

Reinaldo Azevedo

Venezuela usa esquadrões da morte e tortura contra opositores, diz ONU

Reinaldo Azevedo

04/07/2019 19h35

As forças de segurança da Venezuela estão usando esquadrões da morte para assassinar opositores, além de falsificarem situações que deem a entender que vítimas resistiram à prisão, disse a ONU em relatório divulgado nesta quinta (4) pela chefe do Alto Comissariado para Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

As mortes atribuídas a pessoas que resistiram à prisão totalizaram 5.287 em 2018 e 1.569 até 19 de maio deste ano, segundo dados do governo —mas 7.523 em 2018 e 2.124 até maio, segundo ONG local.

O documento, produzido com base em 558 entrevistas com vítimas e testemunhas de violações de direitos humanos e da crise econômica do país, afirma que muitos desses casos parecem ser execuções extrajudiciais.

Familiares de 20 jovens descreveram como homens mascarados das Forças Especiais de Ação da Venezuela (Faes) chegaram às suas casas em caminhonetes pretas, sem placas, e bloquearam pontos de acesso ao redor. Os agentes estavam vestidos de preto, sem qualquer tipo de identificação, e tinham os rostos cobertos por balaclavas.

De acordo com relatos, estes "esquadrões da morte" ou "grupos de extermínio" —como eram referidos pelos entrevistados—, invadiam residências, roubavam pertences e agrediam mulheres e meninas, às vezes despindo-as à força.(…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.