Topo

Reinaldo Azevedo

Ministro do Meio Ambiente ataca Fundo Amazônia com notícia velha

Reinaldo Azevedo

09/07/2019 14h11

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, voltou a atacar o Fundo Amazônia no final de semana ao tuitar uma nota do jornal Valor Econômico de 2014.

O texto dizia que o BNDES, em parceria com a FAO (braço da ONU para agricultura e alimentação), elaborava um projeto para ajudar países da bacia do rio Congo, na África, a monitorar desmatamento com recursos do fundo. "Sem comentários", escreveu junto da nota.

Arthur Koblitz, da associação de funcionários do banco, entendeu ser uma indireta para questionar o papel do fundo, e tuitou de volta.

"Sr. Ministro, essa notícia é falsa. Não há qualquer projeto apoiado pelo Fundo Amazônia na África. (…) Sua posição deveria obrigá-lo a esclarecer a opinião pública, não propagar desinformação".

Em maio, Salles disse haver irregularidades no fundo, mas os principais doadores, Noruega e Alemanha, afirmam que não encontraram problemas. (…)

Da coluna Painel S.A., na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.